MITIGAÇÃO DOS EFEITOS DAS TROCAS CLIMÁTICAS
As alterações climáticas, e os efeitos negativos a elas associados, têm um forte impacto na agricultura, cujos resultados económicos dependem cada vez mais destes fenômenos.
As soluções aplicáveis no domínio da agricultura para enfrentar esta situação causada pelas alterações climáticas devem incluir:
• atenção especial à programação das operações de cultivo, como datas de transplante ou semeadura e aplicação de fertilizantes;
• a escolha de culturas e variedades capazes de se adaptarem às condições sazonais de temperatura e humidade esperadas e à disponibilidade de reservas de água;
• a utilização de previsões meteorológicas de médio prazo;
• a melhoria do uso da água e da eficiência dos nutrientes;
• maior atenção à gestão do solo, aumentando nomeadamente o fornecimento de matéria orgânica para preservar a humidade e a fertilidade e aumentar a biodiversidade.
Graças ao seu trabalho no Centro de Investigação e à colaboração com Universidades de prestígio, o Grupo Greenhas tem dedicado grandes recursos à seleção de formulações versáteis e eficientes para mitigar os efeitos negativos das alterações climáticas. Dos bioestimulantes com moléculas bioativas de origem vegetal aos que contêm microrganismos, a gama do Grupo Greenhas é cada vez maior para abranger diversas e específicas áreas de utilização.